SÃO FELIX DO XINGU
CRIME AMBIENTAL DENTRO DA SECRETARIA DE OBRAS EXECUTIVA DE SÃO FELIX DO XINGU E DENUCIADO PELO EX SECRETARIO DO MUNICIPIO.
A denúncia foi feita por Cleiton Eduardo da silva na secretaria de meio ambiente do município
Ex Secretario Cleiton Eduardo da silva, fez denuncia na secretaria de meio ambiente e no ministério publico, relatando crime ambiental na secretaria de obras.
Na denuncia relata que a secretaria de obras virou uma serraria e esta serrando madeira de corte proibido da espécie castanheira no pátio da secretaria de obras.
O denunciante fez um vídeo e imagens onde prova o crime ambiental.
imagens da secretaria de obras serrando madeiras do tipo castanha do Brasil entre outras tipos de madeira.
Os áudios que estão circulando na cidade onde o próprio denunciante o Cleiton reclama que teve uma licença ambiental para um plantio de feijão em sua fazenda negada.
Nos trechos dos áudios diz que por perseguição política sua licença não foi liberada.
Castanheiras e seringueiras são protegidas por lei federal que regulamenta e proíbe a supressão.
“Quando há necessidade da supressão de uma árvore desse porte quem autoriza é o IPAAM. O proprietário do terreno dá entrada em um pedido, nós fazemos o acompanhamento técnico, registro fotográfico, relatório e encaminhamos ao órgão competente.
A Castanheira passou a ser protegida a partir de 1994 com o Decreto nº 1.282 e desde então está presente em diversas normativas de teor semelhante. como no Decreto nº 5.975/2006 , que o substituiu. Ter em depósito ou transportar a espécie sem licença outorgada pela autoridade ambiental competente implica em infração ambiental passível de sanções administrativas.